A raça humana está em perigo. Aliás, corre perigo há muito tempo. Forças poderosas foram e continuam a ser empregadas por meio de muitos homens e mulheres com o propósito de nos tirar do perigo em que nos encontramos - para pôr em ordem a bagunça em que está o mundo. A habilidade, a perseverança, a inteligência e a devoção daqueles que se esforçam para nos tirar da lama - pais e mestres, médicos e conselheiros, governadores e políticos, escritores e pastores - são impressionantes.
No centro dessa obra, está Deus. O termo mais abrangente a respeito do que Deus está fazendo para nos tirar dessa situação caótica em que estamos metidos é "salvação. A salvação é Deus fazendo por nós o que nós mesmos não podemos fazer. "Salvação" é a maior palavra no vocabulário do povo de Deus. Êxodo é uma poderosa, dramática e verídica história da obra salvífica de Deus. A história gerou um resultado extraordinário com o passar dos séculos, reproduzida em canção, poema, drama, novela, política, justiça social, arrependimento, conversão, adoração e vida santificada. Ela continua a prender a imaginação de homens e mulheres, especialmente os que têm problemas.
É importante que Deus não nos presenteie com uma salvação na forma de uma verdade abstrata ou com uma definição precisa ou um slogan atraente, mas na forma de uma história. Êxodo nos faz entrar numa história com enredo e personagens que, por assim dizer, demonstra propósito e relações pessoais. Somos convidados a participar da história primeiramente por meio de nossa imaginação e, depois, se quisermos, pela fé - com nossa vida inteira correspondendo a Deus. A história de Êxodo continua sendo o meio principal que Deus usa para tirar homens e mulheres em dificuldades do caos da história para o reino da salvação.
Cerca de metade do livro (capítulos 1 - 19 e 32 - 34) é uma narrativa emocionante de um povo maltratado que é salvo da escravidão para uma vida de liberdade. A outra metade (capítulos 20 - 31 e 35- 40) é composta de instruções meticulosas - leitura tediosa para alguns - a respeito de viver a vida de salvação e de liberdade. A história da salvação não está completa sem as duas partes.
Fonte: Bíblia A Mensagem
Próxima postagem: LEVÍTICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.